One of a Million

Produzidos aos milhões e, no entanto, únicos: o fotógrafo Henry Leutwyler documentou objetos do cotidiano, que se tornaram algo especial – porque com eles foram criadas coisas especiais. Por exemplo, o pincel comum com o qual Andy Warhol pintou obras de arte mundialmente famosas. Ou a guitarra de Jimi Hendrix. Ou ainda aquele lápis com o qual Ferdinand Alexander Porsche desenhou os primeiros esboços do Porsche 911.

1935–2012

[+]

O lápis de Ferdinand Alexander Porsche, nascido a 11 de dezembro de 1935 em Stuttgart. O designer industrial era filho de Ferdinand “Ferry” Porsche e neto de Ferdinand Porsche. Sob sua direcão a Style Porsche desenvolveu o design do 911, que foi apresentado pela primeira vez a 12 de setembro de 1963 como Tipo 901 no Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA).

1889–1977

[+]

A bengala de Charlie Chaplin. Nascido a 16 de abril de 1889 em Londres, o ator e diretor de cinema tinha este objeto sempre à mão: a bengala era um dos objetos indispensáveis para protagonizar Tramp, seu papel principal.

1889–1950

[+]

As sapatilhas de Vaslav Nijinsky. Elas foram usadas pelo bailarino, nascido a 12 de março de 1889 em Kiev, na estreia de Le spectre de la rose a 19 de abril de 1911, no Teatro de Monte Carlo. O sangue nas marcas dos calcanhares denotam o esforço físico do astro do balé.

1900–1978

[+]

As ferramentas de Adi Dassler. Nascido a 3 de novembro de 1900 em Herzogenaurach, na Baviera, o empresário levava consigo este conjunto, com o qual desenvolveu suas primeiras chuteiras – até mesmo depois que sua firma Adidas já tinha há muito se tornado uma fabricante de artigos esportivos de renome internacional.

1942–1970

[+]

A guitarra de Jimi Hendrix. A Fender Mustang em vermelho Daytona foi feita especialmente para o guitarrista, cantor e compositor nascido a 27 de novembro de 1942 em Seattle, Washington. Com ela Hendrix, que era canhoto, gravou seu segundo disco de estúdio, Axis: Bold as Love.

1928–1987

[+]

O pincel de Andy Warhol. Nascido a 6 de agosto de 1928 em Pittsburgh, na Pensilvânia, o designer, ilustrador, cineasta e fundador da pop art utilizava este pincel grosseiro de pintor de paredes para criar sua grandiosa arte.

1935–1977

[+]

O microfone de Elvis Presley. O músico e ator nascido a 8 de janeiro de 1935 em Tupelo, no Mississipi, utilizava este microfone para gravações em estúdio.

Henry Leutwyler

[+]

“Os objetos podem falar. Eles dizem muito a respeito de seus donos – e eu os fotografo como se fossem pessoas”

Vivendo em Nova York, o fotógrafo Henry Leutwyler publica no livro Document não apenas simples fotografias, mas testemunhas de uma época. A gaita de Bob Dylan, a guitarra de Jimi Hendrix, a bengala de Charlie Chaplin – assim como um utensílio de Ferdinand Alexander Porsche. Leutwyler está sempre à procura: “Quando tive a oportunidade de fotografar um objeto do criador do Porsche 911, pus-me logo a caminho de Manhattan a Zell am See.“ A Christophorus apresenta aqui uma amostra das testemunhas de época de Leutwylers.

Fotos Henry Leutwyler