Sumário de artigos

Artigos desta edição

A filosofia de F.  A. Porsche.

A filosofia de F.  A. Porsche.

No Studio F.  A. Porsche surgem projetos para torres residenciais high-tech e objetos que resistem de modo soberano a todos os tempos e modas. Não é de admirar, pois os princípios de criação provêm de um homem que elaborou um design de valor eterno. O fundador do estúdio, Ferdinand Alexander Porsche, é o criador do Porsche 911.

Saber mais
Porsche - Retratos de anos dourados

Retratos de anos dourados

O fotógrafo no esplendor da fama. Príncipes, estrelas de cinema, magnatas da indústria – em nenhum outro lugar a high society internacional agitou de modo tão fotogênico durante o pós-guerra quanto na Riviera Francesa. Por sorte, Edward Quinn estava sempre a postos, registrando a bela época com sua câmera.

Saber mais
Porsche - Equilíbrio ativo

Equilíbrio ativo

A impressão que temos é de que, com o novo Panamera, a Porsche driblou a física. O Gran Turismo oferece extremo conforto e, ao mesmo tempo, o dinamismo de um carro esporte – por várias razões. Uma delas é o Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), uma estabilização ativa de rodagem. É ela que se opõe às leis da física, alinhando o Panamera horizontalmente à pista, mesmo em sequências de curvas feitas a alta velocidade. Magia? Não. É a arte da engenharia da Porsche!

Saber mais
Porsche - Advantage Austin

Advantage Austin

Ela já acelerava na infância: Tracy Austin foi considerada a garota-prodígio do tênis. Com apenas 15 anos ela ganhou seu primeiro Porsche Tennis Grand Prix. Sua carreira como tenista profissional prosseguiu em rápida velocidade e com muitos altos e baixos, e foi relativamente curta. Mas sua paixão pela Porsche continua até hoje. A ex-tenista número 1 do ranking mundial volta para a Alemanha para competir na 40a edição do tradicional torneio.

Saber mais
Porsche - 1: 24,451 minutos

1: 24,451 minutos

Mid-Ohio Sports Car Course, Ohio/EUA, 24 de agosto de 2001. “Indirigível”, julgam os pilotos de corrida quando um veículo não corresponde às suas expectativas. Como no caso de Sascha Maassen e Lucas Luhr, antes da oitava competição da American Le Mans Serie (ALMS). Os dois alemães pertencem aos favoritos da categoria GTS com os seus Porsche 911 GT3 RS da geração 996. Porém, após os treinos livres, Maassen e seu colega de equipe eclamam de uma “terrível subesterção”. Quer dizer: “indirigível!” O que fazer quando o carro simplesmente não quer entrar na curva?

Saber mais
Porsche - “Reger é uma profissão curiosa”

“Reger é uma profissão curiosa”

Andris Nelsons, diretor musical em Boston e designado mestre de capela da Gewandhaus em Leipzig, fala sobre o respeito por um marcante passado e o arrojo de um espírito jovem.

Saber mais
Porsche - Ótimas previsões

Ótimas previsões

Comportamento inteligente. O InnoDrive da Porsche não assiste apenas em tempo real, mas também prevê o que acontecerá a alguns quilômetros mais a frente. No circuito de Weissach, o engenheiro Philip Markschläger nos mostra no novo Porsche Panamera 4S o que está por trás deste dispositivo – e demonstra uma nova dimensão da direção assistida.

Saber mais
Porsche - Trabalho mental

Trabalho mental

O caminho para a vitória começa na mente. Sven Müller teve que esperar seis anos pelo seu grande triunfo na Fórmula 1. Até perder o medo da derrota – e então venceu.

Saber mais
Porsche - Arndt Ellinghorst - KCK 404F

Arndt Ellinghorst - KCK 404F

No final do dia ele tem que estar, no mínimo, 51% certo. Arndt Ellinghorst é analista automobilístico. Profissionalmente, ele olha para o futuro. Na vida privada, ele adora o passado. Sua vida exige objetividade: a base de previsões exatas. Subjetivamente, sua preferência é, no entanto, um carro bem específico – seu Porsche 911 T/R.

Saber mais
Porsche - Dissonância

Dissonância

No fluxo das imagens. Na solidão do norte da Escócia, ou destila-se uísque ou se é criativo. Chris LaBrooy, 36 anos, optou pela arte: ele cria fantásticos cenários computadorizados. E os motivos preferidos para sua arte em 3D provêm de Zuffenhausen.

Saber mais
Porsche - Distantes rotas

Distantes rotas

O caminho é a meta: três equipes, três rotas pela metade do mundo. “O verdadeiro lar de um homem não é a sua casa, mas a estrada”, já dizia Bruce Chatwin, escritor de viagens britânico. E realmente, os motivos que atraem a muitos homens e mulheres a pegar a estrada são infinitos – por exemplo, a perspectiva de longas expedições ao volante repletas de emoção, encontros inusitados e impressões inesquecíveis.

Saber mais
Porsche - Cornelius Dornier

Cornelius Dornier

Ele tem um sobrenome famoso, de um dotado construtor de aviões: Claude Honoré Desiré Dornier, uma lenda da arte da engenharia alemã, que fundou sua empresa em 1922. As aeronaves de passageiros Komet e Merkur, assim como os hidroaviões Wal e Do X marcaram a história da aviação.

Saber mais
Porsche - A melhor parte aparece atrás

A melhor parte aparece atrás

Um Porsche frequentemente é visto de trás nas ruas. Motivo suficiente para descrever essa perspectiva em palavras. O renomado designer industrial Naoto Fukasawa fala sobre a finalidade do design e por que a parte traseira de um carro é como a última peça que encaixa perfeitamente em um quebra-cabeça.

Saber mais
Porsche - A retrospectiva de Röhrl.

A retrospectiva de Röhrl.

Ele não fica relembrando o passado e tampouco gosta de ser o centro das atenções. Walter Röhrl, o melhor piloto de rali de todos os tempos, completa 70 anos em março. Para esta ocasião, o bávaro mostra seu álbum de fotos para a Christophorus e rememora sete momentos especiais: apenas alguns exemplos de belos encontros e marcos de sua carreira.

Saber mais
Porsche - RSR

RSR

Este é um princípio filosófico bem conhecido: para resolver um problema, às vezes é preciso colocar o mundo de ponta-cabeça. No automobilismo também vale a pena romper com o habitual. A Porsche fez assim com o 911 RSR, invertendo a disposição do motor e do câmbio no carro de corrida GT. Desse modo há mais espaço para um difusor traseiro maior, o que permite conseguir tempos de volta ainda mais rápidos.

Saber mais