Porsche - Editorial

Editorial

Direto para a garagem! A palavra-chave é inovação: quase 29 milhões de resultados no Google. Há inovações técnicas, econômicas e sociais. Algumas mudam o mundo, outras não. Às vezes, inovação é a chave para o sucesso empresarial, e outras vezes, um clichê sem sentido. Há romantismo demais em torno da inovação, opina Fredmund Malik, mentor de gestão empresarial. E muito pouco profissionalismo.

Por quê? Inovação é um mal-entendido. O ponto crucial não é que ela não exista. Ela existe. Sempre. O problema é que se impede que ideias se tornem inovações. Elas não surgem num estalar de dedos. É necessário um sistema, que coloque a cultura corporativa no centro e se abra. Especialmente hoje.

Na indústria automobilística, a digitalização é a força motriz da inovação. A nova Digital GmbH da Porsche corresponde a esse sistema. Ela já conecta a Porsche hoje com as tecnologias de amanhã, e projeta novos modelos de negócio. “Inovação significa futuro”, afirma o presidente da Diretoria da Porsche, Oliver Blume, em entrevista à Christophorus.

A Porsche precisa de inovações? Ou uma indústria automobilística inovadora precisa da Porsche? Digamos assim: um vigoroso motor turbo de quatro cilindros no eixo traseiro, recuperação de energia de escape, a mais nova bateria de íon-lítio como armazenador de energia para o motor elétrico adicional no eixo dianteiro, gestão híbrida complexa – o motor campeão mundial no 919 Hybrid com apenas dois litros de cilindrada não é apenas o motor mais eficiente que a Porsche já construiu. Ele também revolucionou as corridas de longa duração. E, a propósito, deixa a Fórmula 1 para trás. O Porsche 718 Boxster e o 718 Cayman adotaram componentes tecnológicos dele. A distância entre os cilindros, a distribuição de curso curto ou a injeção direta de gasolina central. Assim nossas inovações chegam de Le Mans diretamente à sua casa.

Por que então ainda a ofensiva de inovação? Porque a forma como empresas geram e implementam ideias muda radicalmente. Porque veículos Porsche não têm cultura de inovação, mas querem viver uma. E porque nosso objetivo é ser o fabricante de automóveis mais inovador do mundo.

A Porsche emprega mais de 24.000 pessoas, das quais 5.500 só no Centro de Desenvolvimento em Weissach. É certo que é um pouco demais para uma garagem. Mas, às vezes, elas querem se sentir como se estivessem em uma.

De onde quer que você venha, para onde quer que você viaje: “Christophorus” está sempre com você.

Christophorus – A revista dos clientes da Porsche

A Christophorus é a revista oficial dos clientes da Porsche, sendo uma das mais antigas e renomadas publicações do mundo voltadas para o cliente. Desde a primeira edição em 1952, todas as edições são numeradas.

A revista, que leva o nome do padroeiro dos viajantes, oferece ao leitor informações interessantes sobre carros e técnica, proporcionando uma olhada por trás dos bastidores da empresa.

Atualmente, a Christophorus sai cinco vezes ao ano em alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, português, russo, chinês, mandarim taiwanês, japonês, coreano, holandês e polonês.

A cada duas semanas serão publicados sucessivamente artigos selecionados na edição online.

Quem se interessar pela Porsche como empresa e por todos os seus produtos, pode assinar a Christophorus: