Porsche - Voando alto

Voando alto

[+]

Mark Webber é piloto de corridas profissional e um apaixonado piloto de helicóptero. Recentemente ele treinou com a equipe da Air Zermatt, que levou o australiano a alcançar novas alturas.

Em sua modalidade ele é líder mundial na condução, mas aqui Mark Webber volta ao banco escolar. A cerca de 4.600 metros de altura ele se encontra a bordo de um AS350 B3 Écureuil, um helicóptero da Airbus a serviço da companhia aérea suíça Air Zermatt. Seus pilotos estão entre os melhores do mundo e dominam a pilotagem de helicópteros em situações extremas nas montanhas. Há mais de meio século eles salvam pessoas em perigo, seja em picos de montanha, fendas em geleiras, paredões rochosos ou vítimas de avalanches. “Sem dúvida um dos pontos culminantes da minha vida”, afirma Weber, que possui uma licença de voo de piloto privado, sobre sua experiência nos Alpes de Valais, na Suíça.

Essa aula especial foi um presente de Samuel Summermatter, piloto e gerente de operações da Air Zermatt, pela vitória no campeonato mundial em novembro de 2015. Ao lado dos pilotos “Sam” Summermatter e Robert “Robi” Andenmatten, Webber realizou vinte aterrissagens em montanha, e comenta: “Um campo de pouso nesse tipo de terreno é minúsculo e cheio de neve. As pás do rotor levantam a neve, e você faz um pouso às cegas. Sam e Robi me incutiram ter sempre em mente a opção de voltar a subir imediatamente, caso no último momento a pista de pouso me pareça insegura. O objetivo é salvar vidas. E seria incorreto colocar em risco a segurança dos pilotos, dos médicos e da equipe de resgate a bordo.”

Manter a cabeça fria em situações críticas é algo que Webber já está acostumado na corridas. Como, por exemplo, quando em Le Mans, à noite, é preciso desviar de um obstáculo à direita ou à esquerda a uma velocidade de 350 km/h. Outro paralelo interdisciplinar é a meticulosa preparação das missões. Negligência pode ser fatal.

O voo terrestre com o Porsche 919 Hybrid é um bom exercício para decolar com o helicóptero? “Talvez se aprenda um pouco mais rápido”, reflete Mark Webber, “porque estamos acostumados a pensar sobre temperaturas, motores e aerodinâmica. Mas esses rapazes nas montanhas voam em uma liga completamente diferente.”

Texto Heike Hientzsch
Fotos Jiří Křenek