Porsche - Editorial

Editorial

Nem mais. Nem menos. A quantidade certa. Há mais de um significado para o termo “menos”: privação, abstinência, desprendimento. Quando abdicamos de algo que não queremos mais. Menos é bom. O “movimento das casas pequenas”, por exemplo, é a resposta dos norte-americanos no mercado imobiliário ao princípio do “quanto maior, melhor”.

Na indústria automobilística, minimalismo é luxo. “Downsizing”, a redução de grandezas técnicas: peso, cilindrada, número de cilindros. Um caminho que não é de mão única. Ao nosso encontro vem o progresso tecnológico ou simplesmente uma sofisticação técnica. A questão é: como tirar mais do menos?

Uma resposta: turbo. Com ele a Porsche ganhou no automobilismo praticamente tudo o que há para ganhar. Nas corridas de longa duração e como fornecedora de motores na Fórmula 1. O princípio é simples: menos cilindrada, menos cilindros, menos consumo. Em compensação, mais força. O 919 Hybrid da categoria LMP1 incorpora essa técnica melhor do que qualquer outro carro de corrida jamais conseguiu: alto desempenho do sistema graças à recuperação energética com um motor turbo de quatro cilindros.

Da pista de corrida para a estrada: por exemplo, o novo 911 Carrera – chamado internamente de 991 II. Menos cilindrada, mais desempenho, menos consumo de combustível. E quem contar os cilindros da nova série de modelo 718 Boxster, vai encontrar menos: quatro. Antes eram seis. Alguma desvantagem? Nenhuma. Pois esse é o maior salto em matéria de torque na história desse modelo. Esperamos que um 718 Boxster, em seu mais alto grau de desempenho, percorra Nordschleife de Nürburgring 16 segundos mais rápido do que o Boxster S da série de modelo anterior. De acordo com os padrões atuais, o consumo de combustível foi reduzido em até 13%. Isso é pouco? Ou isso é mais?

Isso é a quantidade certa. “Rightsizing.” A coisa certa na hora certa. Menos Porsche não é mais Porsche. Mas, simplesmente: Porsche é Porsche. Continuamos a ser quem somos. Nem grandes, nem pequenos. Nem ruidosos, nem silenciosos. Apenas melhores.

De onde quer que você venha, para onde quer que você viaje: “Christophorus” está sempre com você.

Christophorus – A revista dos clientes da Porsche

A Christophorus é a revista oficial dos clientes da Porsche, sendo uma das mais antigas e renomadas publicações do mundo voltadas para o cliente. Desde a primeira edição em 1952, todas as edições são numeradas.

A revista, que leva o nome do padroeiro dos viajantes, oferece ao leitor informações interessantes sobre carros e técnica, proporcionando uma olhada por trás dos bastidores da empresa.

Atualmente, a Christophorus sai cinco vezes ao ano em alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, português, russo, chinês, mandarim taiwanês, japonês, coreano, holandês e polonês.

A cada duas semanas serão publicados sucessivamente artigos selecionados na edição online.

Quem se interessar pela Porsche como empresa e por todos os seus produtos, pode assinar a Christophorus: