Porsche - Começando do zero

Começando do zero

[+]

O neozelandês Earl Bamber (à dir.) e o alemão da região da Suábia, Steffen Höllwarth, são prata da casa na Porsche

Um deles venceu as 24 Horas de Le Mans no seu primeiro ano como piloto oficial da Porsche. O outro começou como estagiário e agora dirige a participação da fábrica no campeonato Tudor United SportsCar Championship nos EUA. Earl Bamber e Steffen Höllwarth – dois exemplos do programa bem-sucedido de incentivo a jovens talentos

Existem dias e momentos na vida de um piloto de automobilismo que são inesquecíveis. A data de 14 de junho de 2015 foi para Earl Bamber um desses dias. E a entrega dos prêmios após as 24 Horas de Le Mans foi um desses momentos. Ele estava ali, no alto do pódio de vitória, com vista para a área dos boxes, junto com seus colegas de equipe Nick Tandy e Nico Hülkenberg. Foi com esses colegas que ele tinha acabado de vencer em um Porsche 919 Hybrid a corrida de longa duração mais famosa do mundo. E desfrutava a euforia sem limites dos milhares de fãs.

“Foi uma sensação arrebatadora segurar a taça nas mãos e ser saudado calorosamente por tantas pessoas”, afirma o neozelandês de 25 anos. “Se eu tivesse sonhado antes com uma vitória em Le Mans, esta seria provavelmente a parte onde eu acordaria. Mas este sonho continua na vida real.” Seu sucesso sensacional no Circuit des 24 Heures foi temporariamente o ponto alto de sua ascensão espetacular de Porsche júnior para piloto oficial de fábrica e vencedor de Le Mans – e tudo isso em pouco mais de um ano.

[+]

Na corrida no Elkhart Lake (EUA), Earl Bamber conquista o segundo lugar com seu 911 RSR

[+]

A equipe ganha: somente quando técnicos e pilotos estão em harmonia completa é que a concorrência não tem chance alguma

Bamber sempre foi um piloto talentoso. A sua carreira, que iniciou em 2004 em karts, recebeu o impulso decisivo através do programa de incentivo da Porsche e de suas participações nos campeonatos monomarca da Porsche. O primeiro passo foi a vitória em um scouting com os jovens pilotos de corrida mais talentosos dos campeonatos monomarca da Porsche. “O processo de seleção foi árduo”, se recorda Bamber. “Além de obter os tempos de volta mais velozes possíveis, nós também tínhamos que demonstrar nossos conhecimentos técnicos e nossas habilidades analíticas no ajuste do Porsche 911 GT3 Cup.” Ninguém solucionou as tarefas de modo tão convincente como o neozelandês, recente vencedor do Porsche Carrera Cup Asia que viajou especialmente para essa seleção. Como recompensa, a Porsche deu-lhe a possibilidade de passar para o Porsche Mobil 1 Supercup na temporada de 2014. E na série top dos campeonatos monomarca da Porsche, que é realizada no âmbito da corrida de Fórmula 1, ele também se tornou rapidamente uma grande sensação com sua vitória na corrida inicial em Barcelona. No final da temporada, ele era o campeão. “Foi mesmo loucura já ganhar no primeiro ano. Às vezes eu tinha a impressão de estar em um filme”, diz Bamber.

O programa de incentivo de jovens talentos da Porsche, que iniciou em 1997 com a equipe UPS Porsche Junior Team, é realmente um modelo bem-sucedido. Os pilotos talentosos aprendem não somente tudo sobre corridas e suas atuações no automobilismo. Mas ao longo do treinamento também recebem os conhecimentos necessários sobre preparo físico, relacionamento com a imprensa, gestão do tempo e todas as outras coisas que fazem um piloto ser perfeito. Todos os jovens talentos que participaram desse programa conseguiram vencer o desafio de se tornar um piloto automobilístico profissional. Bamber faz uma retrospectiva: “Esta foi a grande chance para minha vida de piloto automobilístico. Desde o início eu sentia que estava em boas mãos. O treinamento profissional não somente me fez crescer do ponto de vista do esporte automobilístico, ele também me deu muita autoconfiança. Eu pude encontrar pessoas extraordinárias e atingi um novo nível em todas as áreas.”

[+]

Steffen Höllwarth estudou engenharia automotiva em Esslingen. A Porsche conheceu suas habilidades quando foi seu estagiário e estudante contratado. O alemão, nascido em 23 de março de 1983 em Ludwigsburg, trabalha desde 2008 como engenheiro no departamento de Automobilismo da Porsche. Nesta temporada ele acompanha, como gestor de programa, a participação oficial da equipe de fábrica com o 911 RSR no campeonato Tudor United SportsCar Championship. Seus hobbies: esportes, viajar, carros.

E já que vitórias são frutos do trabalho em equipe, a Porsche incentiva não somente pilotos automobilísticos talentosos. Jovens engenheiros que tenham uma boa formação, empenho e paixão também podem ter o prazer de participar de um programa especial de incentivo. Tal como Steffen Höllwarth. O engenheiro de 32 anos, nascido em Ludwigsburg, Alemanha, é prata da casa na Porsche. Nesta temporade ele é responsável como gestor do programa na participação da Porsche North America no campeonato Tudor United SportsCar Championship. “Quando era estudante de engenharia automotiva, realizei um estágio no departamento de Desenvolvimento de Carrocerias em Weissach. Foi assim que tudo começou. Em 2006, eu pude então acumular experiências importantes como estudante contratado no departamento de Desenvolvimento de Chassis, no setor de Sistemas de Eixos”, conta Höllwarth. Um outro estágio o levou em 2007 para o Porsche Motorsport North America, na cidade de Santa Ana, na Califórnia. E foi na Porsche que ele escreveu seu trabalho de conclusão do curso universitário sobre o tema performance automobilística com o título “Identificação de parâmetros de amortecedores com a ajuda de modelos de oscilação de várias massas.”

“O automobilismo sempre foi minha paixão – e a Porsche também. Poder unir essas duas paixões na profissão é como um presente”, explica ele. Como engenheiro, ele passou por diversas estações desde outubro de 2008 no departamento de Automobilismo da Porsche. Nesta área, ele foi responsável, entre outros, pelo acompanhamento técnico do campeonato da Supercup e dos eventos Porsche GT Sport mundialmente, além de exercer a função de gestor de Produtos para o setor de Venda de Veículos GT. Desde maio de 2015, ele dirige a atuação da marca no campeonato Tudor United SportsCar Championship, realizado nos EUA e no Canadá. Um de seus pilotos nesta comunidade de concorrência acirrada de carros esporte é Earl Bamber. “Apesar de Steffen ser um engenheiro jovem, eu posso aprender muito com ele. Nós nos entendemos muito bem, também fora das pistas de corrida. Uma área onde ainda temos que melhorar é o tênis. Nós jogamos juntos uma vez em Weissach. Foi terrível”, conta Bamber.

“É verdade”, responde Höllwarth, “mas é um prazer muito grande trabalhar com ele e poder vivenciar seu desenvolvimento.” Aqui ele se refere ao fato de Bamber ter sido promovido a piloto oficial de fábrica antes da temporada de 2015. Após realizar testes bem-sucedidos com o Porsche 919 Hybrid, ele logo deu o próximo salto na sua carreira, indo diretamente para o programa LMP1. As 24 Horas de Le Mans foram a sua segunda corrida na categoria mais importante do esporte de longa duração. “Mas Bamber também realizou essa tarefa com ousadia, sabendo dominar até mesmo as situações mais extremas de modo soberano e sem erros, como se ele tivesse crescido no ‘Circuit des 24 Heures’”, resume o diretor de Automobilismo da Porsche, Dr. Frank-Steffen Walliser. Ele acrescenta: “Estamos muito orgulhosos de Earl. Sua vitória em Le Mans é mais uma prova do sucesso e do efeito duradouro do programa de incentivo de novos talentos da Porsche.”

[+]

Earl Bamber começou sua carreira automobilística em 2004 com karts. Em 2013 e 2014, ele venceu a Carrera Cup Asia; em 2014 também foi vitorioso como Porsche júnior na Porsche Mobil 1 Supercup. O neozelandês, nascido em 9 de julho de 1990, tornou-se piloto oficial em 2015. E comemorou o maior sucesso de sua carreira até então como vencedor das 24 Horas de Le Mans, com o Porsche 919 Hybrid. Seus hobbies: condicionamento físico, surfar, esquiar.

Além disso, ele destaca a importância dos campeonatos monomarca da Porsche como um “trampolim” de carreira para jovens pilotos de corrida que, como Bamber, trazem consigo o talento essencial, a disposição para aprender e a determinação necessária. “Quem é bem veloz, é recebido de portas abertas na Porsche”, diz Walliser. E com os engenheiros automobilísticos a situação é semelhante. “Sobretudo no treinamento prático no trabalho, nós logo delegamos atividades onde eles possam assumir responsabilidades. O caminho da universidade ou da formação de nível técnico até a gestão autônoma de uma equipe de testes não é longo. Após um ano, nós esperamos que estejam em condições de assumir isso.” Ele também valoriza bastante que seus engenheiros automobilísticos estejam em contato com o desenvolvimento de veículos de série. Assim, eles podem contribuir para o intercâmbio de ideias que é praticado de forma coerente na Porsche entre as pistas de corrida e as ruas. Ele considera importante o fato de que a maioria deles já entra como estagiário para a Porsche: “Quando você trabalha com um estagiário por seis meses, você pode conhecê-lo bem, podendo ver o que ele sabe fazer.”

Höllwarth e Bamber mostram todo dia o que eles aprenderam na Porsche desde o começo.

Texto Claus-Peter Andorka
Fotos Bob Chapman