Porsche - Oito vezes Macan

Oito vezes Macan

Um carro, cinco continentes: como multitalento, o Macan está preparado para as mais diversas condições para uma viagem ao redor do globo. Fizemos nossas perguntas a oito motoristas de Macan do mundo inteiro. As respostas, porém, são sempre dadas também pelo próprio Porsche

Um pouco do futuro

Coreia do Sul/Seul, Portão de Heunginjimun

Por que o Macan é o carro certo para a Coreia?
Aqui o calor úmido se intercala com o frio extremo. Esses fatores ambientais influenciam as condições das estradas e, assim, as preferências na compra de carros também. Modelos crossover e com tração integral são cada vez mais populares. No entanto, a maioria dos veículos desse segmento deixa um pouco a desejar em termos de desempenho – a não ser o Macan. Seu forte está no DNA de carro esporte.

Que tipo de viagem é especialmente recomendável?
O Macan é um verdadeiro carro esporte. Ao mesmo tempo, ele convence com sua grande oferta de espaço, seu conforto de direção e uma alta eficiência no consumo de combustível. Isso se demonstra especialmente em viagens de camping: é botar o equipamento no carro e partir para a província de Gang­won, no leste do país.

Como é dirigir o Macan?
Durante cinco dias eu dirigi um Macan S Diesel em autoestradas e estradas regionais cheias de curvas. O carro impressiona por seu comportamento de direção explosivo e ao mesmo tempo seguro, por sua forte aceleração e a ótima aderência à estrada. O Macan é simplesmente incrível.

Onde se deveria dirigir com ele?
O Macan topa tudo, sejam ruas lotadas na cidade, autoestradas vazias, estradas secundárias com curvas ou pistas offroad. Realmente impressionante é seu comportamento nas curvas. Aqui ele pode demonstrar perfeitamente sua agilidade.

O que especialmente saltou aos olhos andando com ele?
Logo que surge um carro novo, ele chama atenção. Isso é normal. Mas as várias reações espontâneas ao Macan foram avassaladoras. Onde quer que fosse, ele imediatamente chamava a atenção de todos.

Como descrever o modo de direção em linhas gerais?
Com seu design futurista e sua agilidade, pode-se comparar o Macan a uma nave espacial. E ele é versátil. Enquanto multitalento, que domina qualquer terreno com bravura, ele impressiona com um desem­penho perfeito.

Texto Jung Sang-Hyun
Foto Min Sung-Pil


A um toque de teclas

Austrália/Melbourne, Hosier Lane

Por que o Macan é o carro certo para a Austrália?
Porque a qualidade das estradas na Austrália varia muito: entre autoestradas em bom estado, estradas secundárias com asfalto quebradiço e estradas principais esburacadas no Outback.

Que tipo de viagem é especialmente recomendável?
Um dos melhores percursos do mundo é a rota do rali Targa-Tasmânia. Todas as 45 provas especiais acontecem em vias públicas que também estão à disposição dos motoristas de Porsche nas 51 semanas restantes do ano para o seu prazer na direção.

Como é dirigir o Macan?
É como dirigir um verdadeiro carro esporte, especialmente quando se aperta a tecla Sport Plus, para ativar o modo esportivo do Gerenciamento de Suspensão Ativa Porsche (Porsche Active Suspension Managements – PASM) e a confi­guração mais agressiva do pacote Sport Chrono.

Onde se deveria dirigir com ele?
Na Great Ocean Road, de 243 quilômetros, que vai do oeste de Torquay passando ao longo da costa sudeste no estado de Victoria. Ela é a sinuosa estrada costeira por excelência, serpenteando por riachos, passando por pequenos vilarejos litorâneos e com vistas espetaculares sobre o mar.

O que especialmente saltou aos olhos andando com ele?
Se você vai visitar um vinhedo internacionalmente famoso como o Kilikanoon, que foi premiado em 2005 como o melhor produtor de shiraz do mundo, você deve levar algumas caixas de vinho para sua adega e para seu acompanhante. E foi essa nossa missão quando partimos para um passeio pelos vinhedos no famoso Clare Valley, no sul da Austrália, a 137 quilômetros ao norte de Adelaide. Nosso Macan S, com seus quatro passageiros e um porta-malas com volume de 500 litros, foi o acompanhante perfeito.

Como descrever o modo de direção em linhas gerais?
Quando você dirige pela Austrália, o importante é tirar o melhor de cada situação. Assim a aderência do Macan nos permite deslizar com confiança e segurança pelas autoestradas australianas com seus limites de velocidade. Ele consegue dominar as mais diferentes superfícies de rodagem. E particu­larmente empolgante é sua capacidade de recompensar motoristas esportivos, quando ruas e situações do trânsito são apropriadas. Tudo isso é oferecido pelo diversificado pacote total do Macan.

Texto Michael Browning
Foto Michael Browning


Partindo cedo

Rússia/Moscou, Igreja de São Nicolau no Portão de Twer

Por que o Macan é o carro certo para a Rússia?
Os clientes russos valorizam a relação custo-benefício. Assim, muitos se decidem por um SUV. Com seu comportamento de direção e a forte imagem da marca, o Macan é seguramente a primeira opção neste segmento.

Que tipo de viagem é especialmente recomendável?
Com a distância do Macan para o solo não é problema dirigir fora de Moscou ou São Petersburgo. Recomendável é o Anel Dourado, uma viagem pelas famosas cidades antigas dos séculos XVI, XVII e XVIII, consideradas o berço da cultura russa.

Como é dirigir o Macan?
Ele é extremamente compacto e forte. Dinâmico e belo, ágil e atraente. Além de muito confortável.

Onde se deveria dirigir com ele?
Fique simplesmente em Moscou. Você pode obter todas as impressões possíveis no Anel dos Jardins, onde, em parte, há cinco pistas na mesma direção. Espere até o amanhecer quando o trânsito ainda não é tão intenso e faça sua corrida pessoal de 24 horas. Mas preste atenção nos radares de velocidade!

O que especialmente saltou aos olhos andando com ele?
Sempre vinha gente para ver o “novo Cayenne“. Todos se impressionaram muito com a nova série de modelo. O Macan pode virar um sucesso aqui.

Como descrever o modo de direção em linhas gerais?
Em geral, os russos conhecem muito bem as regras de trânsito. Se eles as cumprem é uma outra questão, e isso pode depender do humor ou do temperamento de cada indivíduo que você encontra no trânsito. Então se você sempre observar o trânsito atentamente e não tentar imitar o comportamento geral, como por exemplo ultrapassar à direita, atravessar um cruzamento ou passá-lo correndo, você não terá problemas.

Texto Alexander Evshtokin
Foto Alexey Sulima


A metamorfose

Escócia/South Queensferry, ponte ferroviária Forth Rail Bridge

Por que o Macan é o carro certo para a Escócia?
Seria difícil encontrar estradas mais empolgantes do que as da Escócia. Graças aos talentos esportivos do Macan, pode-se desfrutá-las por completo.

Que tipo de viagem é especialmente recomendável?
Um passeio pelo país, por exemplo, uma viagem pelos lagos, passando pela costa oeste, ou descobrir as majestosas Highlands (terras altas) mais ao norte.

Como é dirigir o Macan?
Seu DNA de carro esporte pode ser sentido logo na primeira manobra. Ao mesmo tempo, ele também oferece bastante espaço e muito conforto.

Onde se deveria dirigir com ele?
Saia de Edimburgo pela Forth Road Bridge e tome a M90 em direção ao norte para Perth. Faça talvez uma parada na pista de corridas de Knockhill e depois siga de Perth pela A85 em direção ao oeste para a natureza selvagem e os lagos. Na altura de Tyndrum, tome a A82 rumo ao norte para Glencoe.

O que especialmente saltou aos olhos andando com ele?
Um panorama incrível ao se olhar pelo para-brisas e estradas divinas praticamente desertas, estendendo-se até o horizonte. Em uma parada para chá com bolo, pode-se curtir um papo com os nativos, incluindo uma vista espetacular dos lagos e das montanhas, uma brisa fresca e sol nas costas.

Como descrever o modo de direção em linhas gerais?
O que conta em primeiro lugar em Edimburgo é a vista, claro. Mas também se descobre toda a astuta tecnologia que há em um carro tão compacto e ágil. Em geral, as estradas são bem sinalizadas e nos guiam sem esforço através da paisagem, tendo normalmente pouco trânsito. Quem ousar ir para o norte, terá as estradas só para si.

Texto Adam Towler
Foto Malcolm Griffiths


Cidade para camaleões

EUA/Los Angeles, letreiro de Hollywood

Por que o Macan é o carro certo para Los Angeles?
Ele é ágil e forte no trânsito urbano, um prazer nas autoestradas, leve nos cânions sinuosos e seguro em terrenos acidentados.

Que tipo de viagem é especialmente recomendável?
Das curvas fechadas da Latigo Canyon Road, acima de Malibu – onde até uma pista desafiadora de cascalho espera pelo motorista – na Pacific Coast Highway, até o Sunset Boulevard e o parque aos pés do famoso letreiro de Hollywood.

Como é dirigir o Macan?
O Macan é uma mistura perfeita de força, agilidade e conforto. Ele oferece exatamente a quantidade certa de espaço. Seja na reta ou nas curvas, o Macan representa o prazer de dirigir em qualquer percurso.

Onde se deveria dirigir com ele?
Andando de carro, Los Angeles está sempre mudando de cara: atrás da cidade despontam montanhas e no oeste ela é limitada por praias. Decidir-se por uma estrada é tão difícil quanto responder à pergunta de que filho se ama mais.

O que especialmente saltou aos olhos andando com ele?
Manejar o Macan deu mais vontade ainda de explorar a cidade. Quando o trânsito parou no Olympic Boulevard, no centro, entrei nas zonas residenciais e pude admirar, rua após rua, as bem cuidadas casas clássicas em estilo “Craftsman” e as mansões em estilo espanhol.

Como descrever o modo de direção em linhas gerais?
Os motoristas em L.A. são educados, mas o tráfego intenso nas ruas da cidade durante a hora do rush é de enlouquecer. Se um visitante fica preso em um engarrafamento, ele se pergunta como se pode viver aqui. As ruas e autoestradas vazias em uma manhã de domingo são a resposta.

Texto Lawrence Dietz
Foto Axel Koester


Reserva para o tigre

África do Sul/Cabo Ocidental, Passo de Franschhoek

Por que o Macan é o carro certo para a África do Sul?
O Macan, o tigre, foi feito como para um choque de adrenalina nas estradas da África do Sul e satisfaz todas as exigências quando se trata das coisas práticas da vida.

Que tipo de viagem é especialmente recomendável?
O que poderia suscitar mais entusiasmo ao dirigir do que as estradas retorcidas através dos vinhedos, o desafio dos acidentados passos de montanha e a aventura offroad para chegar a mirantes exóticos ao longo das Cape Winelands?

Como é dirigir o Macan?
O Macan permanece estável e fácil de dirigir mesmo com ventos extremamente fortes.

Onde se deveria dirigir com ele?
O ponto de partida é o Porsche Center na Century City da Cidade do Cabo. De lá vai-se pela N1 até Paarl. Sai-se para a R304 para Stellenbosch, atravessando vinhedos impressionantes na R45 para ir a Helshoogte, uma estrada de passo desafiador e empolgante. No cruzamento em “T” vai-se para a direita para o pitoresco vilarejo de Fransch­hoek, continuando depois para Grabouw pela R321, que leva à N2 para Caledon. Depois da saída na R44, a viagem continua através de Hermanus, até que finalmente, pela R43, se chega a Gansbaai.

O que especialmente saltou aos olhos andando com ele?
A viagem pelas Cape Winelands. Os suaves vinhedos verdes são interrompidos por passos rochosos que oferecem muitas oportunidades de se arriscar uma pequena aventura offroad com o Macan.

Como descrever o modo de direção em linhas gerais?
O desempenho das versões a gasolina e a diesel resume-se em um termo: reação rápida. O DNA do tigre tem muitas semelhanças com o 911.

Texto Derek Watts
Foto EJ Langer


Vaga dos sonhos

Índia/Mumbai, estação Chhatrapati Shivaji Terminus

Por que o Macan é o carro certo para a Índia?
Em um país com muitas estradas ruins, a distância do Macan para o solo faz bem. Além disso, as condi­ções de trânsito imprevisíveis exigem carros compac­tos e ágeis.

Que tipo de viagem é especialmente recomendável?
A estrada perfeita é aquela que consegue levar o Macan a seus limites em termos de velocidade e dinâmica. Por exemplo, a estrada de Satara, no estado de Maharashtra, que leva a Belgaum em Karnataka.

Como é dirigir o Macan?
Fantástico. É como manejar um carro esporte, só que com o assento mais elevado.

Onde se deveria dirigir com ele?
Ir às montanhas, de qualquer forma. Adoraria testar o Macan na estrada mais perigosa do mundo, de Sangla até a fronteira indo-tibetana. Ali existe uma bonita estrada. O ágil e compacto Macan é perfeito para essa aventura.

O que especialmente saltou aos olhos andando com ele?
A sede da redação da TopGear em Mumbai encontra-se em uma área nobre, com muito pouca chance para uma vaga de estacionamento. Mas quando cheguei lá e perguntei aos funcionários se havia alguma vaga, eles deram uma olhada no carro e disseram: “Sem problemas, é só estacionar aqui.” Inacreditável!

Como descrever o modo de direção em linhas gerais?
Aqui um Porsche não pertence à paisagem urbana, então as pessoas têm muito respeito pelo carro. Na cidade, as medidas compactas ajudam, e o Macan oferece realmente muito conforto. Graças a seu poder de aceleração, você não se importa se às vezes tiver que ir mais devagar por causa do trânsito frequentemente lento.

Texto Girish Karkera
Foto Rajeev Gaikwad


O eixo norte-sul

Brasil/Rio de Janeiro, Pão de Açúcar

Por que o Macan é o carro certo para o Rio de Janeiro?
O Rio é uma cidade deslumbrante que se estende por longas praias e montanhas verdes. Em um único dia você pode surfar em Ipanema e passear na Floresta da Tijuca, a 1.000 metros de altura. Com o Macan você desfruta não apenas a beleza da cidade, mas também a experiência de dirigir nas montanhas.

Que tipo de viagem é especialmente recomendável?
Um lugar impressionante na cidade é o Aterro do Flamengo, um lindo parque à beira de uma baía calma aos pés do Pão de Açúcar – um cenário inacreditável, que o Macan completa para a imagem perfeita de um cartão postal.

Como é dirigir o Macan?
O Macan é o carro ideal para a cidade. Ele oferece a perfeita mistura de conforto e esportividade, o que o diferencia da maioria dos carros esporte. Ao pisar no acelerador, sente-se o desejo premente de dirigi-lo em uma pista de corrida. Ele é um Porsche da cabeça aos pés.

Onde se deveria dirigir com ele?
Um Porsche é feito para desbravar as estradas deste mundo. Isso se aplica especialmente para quem dirige Macan no Rio, com os inúmeros passeios que se pode fazer pelas redondezas. Bem populares são as praias da Região dos Lagos, ao norte, e Angra dos Reis, ao sul, com sua costa maravilhosa de baías e ilhas. Um outro percurso bonito é o que leva à estrada sinuosa e íngreme para as cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis, não muito longe do Rio.

O que especialmente saltou aos olhos andando com ele?
Embora um Porsche não seja raridade em frente ao Copacabana Palace, o hotel mais tradicional do Brasil, o Macan era a atração onde aparecia.

Como descrever o modo de direção em linhas gerais?
O trânsito no Rio pode ser bem intenso, e poderia se pensar que as qualidades do Macan não podem se sobressair nessas condições. No entanto, a maioria não sabe que o carro faz uma perfeita figura também no tráfego urbano, sem falar que ele tem bom manejo e esportividade, tão típicos da Porsche. Além da sensação de direção tranquila, o Macan oferece sobretudo muito conforto, o que torna o trânsito pela cidade, em si aborrecido, um momento de relaxamento todos os dias.

Texto Jorge Meditsch
Foto Jorge Meditsch