Porsche - Surpreender-se com blocos de construção Lego

Surpreender-se com blocos de construção Lego

Com peças de Lego é possível criar galáxias inteiras, por que então não criar também mundos de corrida Porsche? Para isso, Malte Dorowski não confia em kits de construção pré-fabricados. Ele se orienta em carros de corrida reais e projeta planos para reconstruí-los com peças convencionais, do modo mais fiel possível ao original. Algo totalmente diferente de um jogo para crianças. São necessários vários fins de semana até que o construtor fique realmente satisfeito com um modelo.

Às vezes Malte Dorowski fica sentado à mesa do café da manhã com uma expressão ausente. Seus grandes olhos castanhos se fixam sérios num ponto distante. “No início minha esposa sempre me perguntava se estava tudo bem”, ele conta com um sorriso tímido que pede desculpas. Hoje em dia a senhora Dorowski já não se preocupa mais. Ela sabe que nesses momentos seu marido está pensando em um problema de construção sobre o projeto. Como por exemplo, se ele pode usar presas de elefante como espaçadores de rodas nas cavas das rodas. Soa estranho? Pois é assim mesmo.

Depois do café da manhã Malte Dorowski vai normalmente para o trabalho. Após o trabalho ele então faz testes para ver se a idéia com as presas funciona. Para isto ele tem seu cômodo especial. Um quarto para o Lego. Legos são aquelas peças coloridas de montagem de plástico, que encaixadas dão origem a um número infinito de formas. Elas foram criadas por um marceneiro dinamarquês e desde os anos 1950 acompanham o crescimento de crianças em todo o mundo. Mas Lego é mais do que um brinquedo, Lego é cult.

Malte Dorowski tem 32 anos e se formou em design de mídia. Atualmente, ele trabalha em um grande portal on-line no norte da Alemanha. Em seu cartão de visita sua função é descrita como Diretor de Marketing, mas o jovem prefere ficar no segundo plano. Ele está com uma barba de três dias, moletom com capuz e tênis clássicos. Se tem alguma coisa que chama atenção nele é seu corpo esguio. E a alegria da infância, que ele em parte salvou na sua vida de adulto. Malte Dorowski montou todos os carros que se pode construir com kits de peças Lego. Em algum momento ele começou a achar sem graça montar um carro de bombeiros a partir de instruções prontas. Aquilo para ele era apenas um exercício para os dedos. E foi assim que ele chegou à Porsche. Conseguir reproduzir as silhuetas marcantes dos carros esporte com a própria imaginação foi um novo desafio. Não existe um plano desse veículo que não seja o modelo real sobre quatro rodas. O montador de Legos precisa de muita criatividade, pois ele quer que seus modelos sejam tão fiéis em detalhes quanto possível. “A linha curva acima dos arcos das rodas traseiras, que se inclina ligeiramente para a parte traseira é realmente muito difícil”, diz ele com os olhos brilhando.

Em quatro anos Dorowski montou mais de 30 modelos Porsche. Todos na escala 1:16 ou 1:17. Para tornar a brincadeira ainda mais excitante ele se impôs regras rígidas: ele só usa peças originais como são oferecidas nos jogos Lego. Nenhuma delas é arredondada ou passa por uma mudança de forma. E nenhuma peça é pintada. Há apenas uma exceção: ele manda cromar os aros das rodas. Porque um aro em azul ou rosa fica realmente estranho.

A Lego atrai crianças com kits de construção sempre novos, com apresentação dos mais variados mundos de jogo. Existem mergulhadores, piratas, figuras fantásticas em forma de robôs e super-heróis. Malte Dorowski utiliza as peças desses mundos: os arpões pretos do mergulhador ele usa como limpador de para-brisas. O gancho do pirata fornece uma excelente peça de ligação para a gaiola de proteção. A armação para o banco em forma de concha foi uma grade de janela de uma prisão Lego.

O “parquinho” para a paixão de Dorowski tem uma composição simples: um quarto de hobbies com uma escrivaninha. E uma única ferramenta: uma pinça. Em volta da escrivaninha estão 20 caixas de plástico transparente, nas quais as peças de Lego estão separadas por forma. As peças pequenas se encontram nos compartimentos de uma gaveta para talheres. Às vezes Dorowski viaja para a casa dos pais, porque ele supõe que em seu quarto de criança ainda se encontra alguma peça especial que ele pode aproveitar muito bem. Como por exemplo para a cobertura curvada do painel de instrumentos: “Esta era a capa preta de um super-herói – acho que do Batman.”

Os construtores de Lego de seriedade estão conectados em uma rede em todo o mundo. Eles mostram seus modelos em exposições e colocam fotos de suas criações na internet. Malte Dorowski é um astro nesse mundo. Constantemente ele recebe pedidos de projetos, alguns oferecem inclusive dinheiro. Mas isso vai contra a honra do construtor. Além disso, o plano para o Porsche 908 branco de Steve McQueen só existe em sua cabeça. “Se eu tivesse que desenhar daria muito trabalho”, diz ele com modéstia, “e para mim, isso tudo é só para relaxar.”

Em vez de vender planos de montagem, ele prefere gastar tanto tempo quanto necessário para conseguir fazer a cópia exata da capota do conversível, que dobra e é recolhida como no original. Estes são os pensamentos com os quais ele se ocupa no café da manhã. Além disso, ele pensa intensamente na grande solução para seu hobby: ele quer construir o Museu da Porsche, para que seus modelos tenham uma moradia digna.

Malte Dorowski trouxe seus modelos preferidos para o estúdio. Antes que o fotógrafo aperte o disparador, o construtor Dorowski sopra com cuidado o suporte da roda para o caso de um grãozinho de poeira estar depositado ali. Ele pressiona o aerofólio com cuidado. Se ele tratar seu filho de maneira semelhante, então essa criança é uma realmente feliz. Paul tem um ano e meio e é claro que já brinca com Lego. Mas por enquanto ele ainda brinca com as peças Duplo que são grandes para as mãozinhas de crianças pequenas. No entanto, seu pai já pode ver um problema que virá: o que fazer quando a criança alcançar a idade de brincar com as peças pequenas? Será que o Paul vai poder entrar no quarto dos Legos, sob o risco de fazer confusão na organização do escritório de construção? Ou quem sabe deixar cair da estante o Porsche 917 vermelho de traseira curta e espalhar suas 1.523 peças? Malte Dorowski olha confiante para o futuro e diz: “Ainda preciso encontrar uma solução para isto.”

Texto Johannes Schweikle
Fotos Steffen Jahn

Você quer ver como Malte Dorowski monta o Porsche 917 da Lego? Então clique aqui http://newsroom.porsche.com/EN/Christophorus.html e assista ao nosso curta no Porsche-Newsroom.