Esquivar-se? Ou assumir o confronto total? Com a resistência do vento acontece como com o desafio. O ideal é preparar-se para o que vier. Sem rodeios. Não às cegas, mas com cabecinha. O desafio especial no design do novo 911 GT3 RS: manter simultaneamente o coeficiente aerodinâmico baixo e a força descendente alta. Para um efeito solo ideal, especialmente nas curvas. Acresce a questão do ar fresco, porque o motor e os travões nunca devem sobreaquecer em plena carga.
O arrefecimento ideal é assegurado pelas grandes entradas de ar na secção dianteira com grelhas em titânio. A saída de ar adicional no capot dianteiro suporta o fluxo através do radiador central – e aumenta simultaneamente, através do desvio do fluxo de ar, a força descendente aerodinâmica no eixo dianteiro.
O lábio do spoiler dianteiro foi novamente alargado face ao modelo anterior, aumentando assim a força descendente. Também as embaladeiras laterais estão novamente mais largas, o que levou a um aumento de toda a parte inferior do chassis – o que aumenta ainda mais a força descendente.
As chamadas louver, as marcantes lamelas pretas das saídas de ar das cavas das rodas dianteiras do guarda-lamas, ligam um visual atraente a uma elevada funcionalidade. O efeito: a sobrepressão que é gerada pela rotação das rodas diminui e a força ascendente do automóvel melhora.
Típico do 911 GT3 RS: 2 aberturas de ar de admissão para o motor, à esquerda e à direita, nas partes laterais da traseira.
Uma novidade são as chamadas entradas de ar NACA no spoiler dianteiro em CFRP. Estas entradas de ar são usadas para ventilação do sistema de travagem, sem deteriorar o coeficiente aerodinâmico. A sua forma foi desenvolvida pelo National Advisory Committee for Aeronautics (NACA), o precursor da agência espacial NASA. Tecnologia espacial – para a performance máxima muito próximo do solo.
Se tivéssemos apenas uma palavra para descrever a linguagem das formas do novo 911 GT3 RS, “intensa” seria o atributo certo. Se não tivéssemos nem sequer essa única palavra, mostrar-lhe-íamos primeiro a traseira para explicar o que argumentamos. Através da carroçaria larga do 911
Muito perto do asfalto encontram-se as 2 saídas centrais do sistema de escape desportivo. Os silenciadores e as saídas de escape são em titânio e respondem pelo som caraterístico do 911 GT3 RS.
As óticas traseiras estreitas e escurecidas em tecnologia LED realçam visualmente a aparência larga do automóvel. O aileron traseiro fixo em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) gera uma enorme força descendente no eixo traseiro e garante uma elevada estabilidade, mesmo a velocidade máxima. Os apoios do spoiler pintados em Preto são em alumínio forjado.
Em resumo: uma aerodinâmica otimizada para o circuito fechado e um coeficiente aerodinâmico não menos bom para todos os outros circuitos. Portanto, não há motivos para se esquivar. É melhor segurar-se.
© 2019
* As informações encontradas neste site referentes ao